Moçambique exige agora uma autorização de viagem eletrónica (ETA) para cidadãos de 29 países isentos de visto. Esta abordagem online é obrigatória pelo menos 48 horas antes da partida.
Moçambique anuncia uma nova medida para os nacionais de 29 países isentos de visto: a apresentação à chegada de um ETA aprovado torna-se obrigatória.
29 países abrangidos pela entrada do ETA em Moçambique
Os serviços de imigração de Moçambique sublinham a necessidade de cumprir rigorosamente esta nova obrigação. Qualquer falha, seja em termos de não-recadarão ou não pagamento da taxa, será interpretada como uma recusa implícita de entrada no território nacional. Na prática, isso pode levar à recusa de embarque do aeroporto de partida, ou a uma recusa de admissão no local, na chegada a um aeroporto moçambicano ou passagem de fronteira.
Desde 1 de Maio de 2023, turistas e viajantes de negócios de 29 países receberam uma isenção de visto de 30 dias em Moçambique. Este período de isenção de visto pode ser prorrogado por 30 novos dias no local.
O requisito ETA aplica-se, portanto, aos nacionais dos seguintes 29 países que desejam viajar para Moçambique:
|
|
Documentos exigidos na chegada a Moçambique
Além do ETA validado recebido por e-mail e apresentado em formato impresso ou digital, os viajantes devem ter um passaporte válido por pelo menos 6 meses, bem como os documentos comprovativos correspondentes ao motivo da sua estadia:
- Para viagens turísticas: prova de alojamento, bilhete de regresso e meios financeiros suficientes.
- Para viagens de negócios: uma carta de convite da entidade anfitriã, um bilhete de retorno e comprovante de capacidade financeira.