REINO UNIDO

O Guia de Relocação de Expatriados para Londres

Lar de muitas empresas e indústrias internacionalmente conhecidas, Londres é consistentemente classificada como uma das principais cidades de negócios do mundo, oferecendo trabalho em tudo, desde serviços financeiros até tecnologia. Muitas empresas trazem talentos estrangeiros para os seus escritórios em Londres – e como expatriado, dificilmente poderia desejar um lugar melhor para ser a sua nova casa.

Como uma das grandes cidades do mundo, Londres tem de tudo, desde um cenário cultural vibrante que consiste em teatro, moda, arquitetura, arte, música e fantásticos restaurantes e lojas. Sistemas de trânsito de renome mundial, como o metrô de Londres, facilitam a locomoção e você vive ao lado de atrações históricas, como o Palácio de Buckingham, a Tower Bridge e o Big Ben. Além de tudo isso, cuidados de saúde de alto nível financiados pelo Estado ajudam a garantir uma boa qualidade de vida.

Se você está se preparando para se mudar para a capital da Inglaterra a trabalho, este guia para expatriados em Londres o ajudará a se instalar e começar a trabalhar enquanto se adapta a uma nova cidade e país.

Fatos rápidos sobre Londres

  • População: 8,982 milhões
  • Moeda: Libra Esterlina (GBP; £)
  • Fuso horário: GMT+1
  • Clima: Temperado oceânico
  • Número de emergência: 999 ou 112
  • Vistos de trabalho no Reino Unido

Se você estiver se mudando para Londres a trabalho, precisará obter o visto de trabalho ou de negócios adequado. Os vistos do Reino Unido estão disponíveis para muitos tipos diferentes de trabalho e negócios, incluindo aqueles para Trabalhadores Qualificados, Trabalhadores de Mobilidade Empresarial Global e Fundadores de Start-ups. Os vistos de trabalho para o Reino Unido podem ser válidos de um a cinco anos para o visto de Trabalhador Qualificado.

Os requisitos exatos variam dependendo do tipo específico de visto, mas em geral, precisa atender aos seguintes requisitos para obter um visto para trabalhar em Londres:
  • Passaporte válido
  • Prova de fundos suficientes para se sustentar (salário, poupança, etc.)
  • Carta de oferta de emprego ou patrocínio de um empregador com sede em Londres ou no Reino Unido (se aplicável)
  • Alta proficiência em inglês (nível B1 ou B2)

 

O custo de vida em Londres

Sendo um importante centro global de negócios, cultura e política, a acessibilidade não é a primeira coisa que vem à mente quando se pensa em Londres. Mas em 2022, Londres nem sequer quebrou a lista das 10 cidades mais caras do mundo do Fórum Económico Mundial.

Agora, Londres ainda é uma cidade cara, mas você pagará menos para manter a mesma qualidade de vida, em comparação com outras grandes cidades como Nova York. Os preços e taxas médias também variam dependendo de onde você mora na vasta e extensa metrópole. Embora os preços de aluguel e o custo geral de vida sejam mais altos no centro de Londres ou no oeste de Londres, você encontrará taxas médias de aluguel ou hipoteca mais baixas quanto mais longe do centro da cidade.

Aqui está um breve resumo dos preços médios do custo de vida por mês em Londres:
  • Aluguer de um apartamento estúdio: £ 1.500–1.600
  • Aluguer de um apartamento de um quarto: £ 1.400–2.500
  • Preço pedido da casa: £ 685.200
  • Custo de vida para uma família de quatro pessoas: £ 4.850
  • Custo de vida para uma pessoa: £ 2.892
  • Internet: £30-40
  • Gás e eletricidade: £ 121–180
  • Água: £ 20–30
  • Transporte: £ 156–407
  • Conta de supermercado para uma família de quatro pessoas: £ 725
  • Conta de supermercado para uma pessoa: £ 200–300

 

 

Os melhores bairros de Londres para expatriados

Escolher o bairro certo para morar é uma parte importante da mudança para uma nova cidade ou país. Ele não apenas pode ajudá-lo a se conectar a uma nova comunidade e fazer amigos, apresentando-o tanto a moradores locais quanto a outros expatriados, mas também deve atender às suas necessidades básicas em relação a escolas, entretenimento, compras e transporte público.

Muitos londrinos não dirigem ou usam carro regularmente, então você vai querer encontrar um bairro que tenha tudo o que você precisa a uma curta distância a pé, de bicicleta ou de transporte público. Aqui está um resumo dos principais bairros para expatriados de Londres.

Oeste de Londres

O rico oeste de Londres abriga vários bairros que são extremamente populares entre os expatriados.

Para aqueles que procuram proximidade com instituições culturais, incluindo museus de classe mundial, como o Museu de História Natural, belíssima arquitetura histórica e escolas de prestígio que vão desde o ensino primário até à universidade, Kensington e Chelsea têm sempre uma classificação elevada. Famílias e jovens profissionais também desfrutam de acesso ao ar fresco e recreação ao ar livre nos próximos Kensington Gardens, bem como à proximidade do centro da cidade.

Embora a área seja popular entre muitas comunidades de expatriados, possui uma comunidade francesa especialmente forte, graças à presença de duas escolas francesas diferentes e à sua proximidade com a Embaixada Francesa.

Muitos expatriados americanos e australianos também criaram raízes na área de Notting Hill, atraídos por suas propriedades atraentes, diversidade, senso de comunidade unido e eventos emocionantes no bairro, como o famoso Carnaval anual de Notting Hill.

Leste de Londres

Jovens profissionais e casais que procuram um bairro moderno e criativo para chamar de seu novo lar vão adorar a vibração do moderno bairro de Shoreditch, no leste de Londres. As startups de tecnologia ficam lado a lado com cafés descolados, restaurantes globais, arte de rua e boutiques chiques. Ele também possui uma vida noturna próspera.

Norte de Londres

Perto do centro da cidade, no norte de Londres, Islington é um bairro moderno e cosmopolita, popular pela sua animada vida noturna, teatros e vários restaurantes e cafés.

As famílias que se estabelecem no norte de Londres podem preferir Hampstead. Este bairro rico atrai moradores com suas ruas pitorescas, Hampstead Heath Park, atrações culturais e uma sensação mais suburbana, ao mesmo tempo em que está perto do centro de Londres.

Sul de Londres

Oferecendo lindos parques, boas escolas, bairros descontraídos e um custo de vida mais baixo, o sul de Londres é uma ótima opção para famílias.

Situada no sudeste de Londres, Greenwich é famosa pela sua história marítima, pelo Royal Observatory e pelo Cutty Sark. Os expatriados apreciam seu charme histórico, localização ribeirinha e Greenwich Park.

Os bairros do sudoeste de Richmond e Wimbledon são populares devido aos seus espaços verdes, excelentes escolas e estilo de vida suburbano pacífico.

Para famílias ou casais jovens que desejam uma mistura de entretenimento divertido em uma área mais descontraída, Clapham pode ser a opção ideal. Conhecida pelos seus espaços verdes, boas ligações de transportes e ambiente social animado, é popular entre os expatriados pelo seu ambiente familiar e proximidade com a cidade.

SAÚDE EM LONDRES

Morando em Londres, usará principalmente o Serviço Nacional de Saúde (NHS) para as suas necessidades de saúde. Este sistema de saúde universal ou público é financiado por impostos gerais e patrocinado pelo governo, e não por empregadores ou prestadores privados, garantindo que todos os residentes tenham acesso a cuidados de saúde gratuitos e de alta qualidade.

Devido à qualidade do atendimento e às instalações modernas em Londres, os expatriados podem sentir-se confiantes ao procurar atendimento no NHS, bem como em opções privadas.

A elegibilidade para os serviços do NHS baseia-se principalmente na residência e não na nacionalidade. Como expatriado, se você mora legalmente no Reino Unido, geralmente tem direito aos cuidados de saúde do NHS com pouco ou nenhum custo. Depois de obter a residência, o primeiro passo para aceder aos cuidados de saúde do NHS é registar-se numa clínica geral (GP), também conhecido como médico de família. Você pode encontrar um consultório de GP perto da sua residência e registar-se nele.

Os GP’s fornecem serviços de cuidados primários, como consultas médicas gerais, encaminhamentos para especialistas e prescrições de medicamentos. O custo dos medicamentos prescritos na Inglaterra é geralmente mais baixo do que em muitos outros países.

Os cuidados dentários e oftalmológicos nem sempre são totalmente cobertos pelo NHS, pelo que poderá ter de pagar por exames dentários, tratamentos e óculos ou lentes de contacto.

Em caso de doença grave ou emergência, pode aceder aos serviços hospitalares do SNS para atendimento de emergência gratuito.

Embora existam muitos benefícios para os Serviços Nacionais de Saúde do Reino Unido, algumas críticas contra eles são que os tempos de espera para procedimentos e serviços não emergenciais podem ser longos. Por isso, alguns expatriados optam por ter seguro de saúde privado além de utilizar o NHS. Os seguros de saúde privados podem proporcionar acesso mais rápido a especialistas e procedimentos eletivos.

EDUCAÇÃO EM LONDRES

Se estiver a equacionar viver em Londres com a sua família, encontrar as escolas certas para os seus filhos estará entre as suas principais prioridades.

Aqui está tudo o que precisa saber:

Sistema educacional e tipos de escolas

O sistema educacional do Reino Unido está dividido em vários estágios, começando com o ensino primário (4 a 11 anos) e o ensino secundário (11 a 16 anos). Após os 16 anos, os alunos podem prosseguir estudos, como níveis A ou qualificações vocacionais. As escolas em Londres variam de instituições financiadas pelo estado a escolas privadas (independentes), com opções de escola diurna e internato.

Financiadas pelo governo e designadas por área de influência, as escolas públicas são geralmente gratuitas para residentes do Reino Unido e estrangeiros que vivam legalmente no Reino Unido com endereço no Reino Unido. As admissões podem ser competitivas, dificultando a entrada.
Londres também tem um setor escolar privado próspero, com escolas primárias e secundárias de prestígio. Muitas dessas escolas altamente seletivas têm critérios de admissão rígidos e podem custar milhares de libras por ano.

As escolas estaduais da Inglaterra normalmente seguem o Currículo Nacional, que define as disciplinas e os conteúdos a serem ensinados em cada etapa. As escolas independentes podem seguir um currículo diferente, como o International Baccalaureate (IB) ou o currículo Cambridge International.

Também é importante notar que muitas escolas privadas e independentes em Londres ainda estão divididas por género, com escolas separadas para rapazes e raparigas. Muitas escolas, tanto públicas como independentes, também ainda exigem uniformes específicos.

Escolas internacionais

Com 37% da sua população nascida fora do Reino Unido, Londres tem escolas internacionais de alto nível para onde muitos expatriados enviam os seus filhos. Estas escolas populares, seletivas e muitas vezes caras atendem estudantes de todo o mundo, com programas e apoio de aprendizagem de inglês, programas de imersão e o currículo do Bacharelado Internacional (em oposição ao Currículo Nacional do Reino Unido).

Algumas das principais escolas internacionais em Londres:

- Southbank International School: uma das principais opções entre os expatriados de Londres, o Southbank possui três campi em Londres e segue o currículo IB.
- TASIS A Escola Americana em Londres: os expatriados americanos muitas vezes optam por enviar os seus filhos para esta escola respeitável voltada para jovens americanos.
- Escola Internacional de Londres: esta instituição mista foi uma das primeiras em Londres a oferecer o currículo IB.

Devido à grande comunidade de expatriados franceses em Londres, existem também várias escolas francesas ou bilíngues de renome, incluindo o Lycée Français Charles de Gaulle de Londres e a Ecole Jeannine Manuel.